Subscreva a nossa Newsletter:





 
 

EM PERNES - COMEMORAÇÕES DO 36º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL



Decorreram com grande dignidade e participação as Comemorações do 36º Aniversário do 25 DE ABRIL. Pouco passava das 8 horas da manhã, quando se ouviu a 1ª salva de foguetes.

De acordo com o programa anunciado, Pernes iniciou as Comemorações com o Içar das Bandeiras, pelos Presidentes da Junta e da Assembleia de Freguesia, ao som do Hino Nacional.

Na ocasião, uma Solta de Pombos simbolizou e deu uma nova dimensão ao acto, tendo a Presidente da Junta, Salomé Vieira, lançado aos ares um pombo branco, sinal de paz. Presentes, os participantes do 1º Passeio da Liberdade Pernes 25 de Abril, a que de seguida foi dada a partida para um percurso de 40 Kms.

As pessoas presentes encaminharam-se para a Sala das Sessões, onde decorreu a Sessão Solene, interrompida durantes alguns anos, e que foi presidida pelo Presidente da Assembleia, Pedro Teopisto. Ângela Vidal e Leandro Pedro disseram o poema de Manuel Alegre dedicado a Salgueiro Maia. Usaram da palavra, André Ribeiro, em nome do PS, e Nuno Jorge, em nome da CDU (o PSD não quis usar da palavra). Ângela Vidal e Leandro Pedro disseram então excertos de “As portas que Abril abriu” da autoria de Ary dos Santos.

Chegou a vez da Presidente da Junta de Freguesia, Salomé Vieira, fazer a sua emocionada intervenção. Pedro Teopisto, Presidente da Asembleia de Freguesia, encerrou a série de discursos, após o que se ouviu de novo o Hino Nacional.

Pouco passava das 11 horas, quando chegou Marco Lopes, o 1º Participante do BTT da Liberdade, após o que, um a um, foram chegando á meta todos os outros concorrentes.

O Largo do Rossio, coração de Pernes, foi o palco do almoço de confraternização, que juntou 130 pessoas. Manuel Joaquim Isidro Duarte montou um stand com o seu artesanato de madeiras, com um torno para quem desejasse matar saudades de uma profissão, que marcou a terra, e infelizmente está em extinção.

Barracas de Farturas, e 1 equipamento para venda de cerveja, da responsabilidade dos Bombeiros Voluntários de Pernes, a par do palco para a actuação musical de Carlos Godinho, compunham o cenário da animação popular ao longo de toda a tarde. No dia 25 de Abril de 2010, Pernes reviveu um dia de festa, animado e com particular significado.



Voltar