Subscreva a nossa Newsletter:





 
 

NOTA INFORMATIVA 16 DE MAIO, 08H30, CAMINHADA SIMBÓLICA EM PERNES - MAIO MÊS DO CORAÇÃO



É já no próximo domingo, 16 de Maio, ás 08H30, que, em frente á Junta de Freguesia, se parte para uma Caminhada Simbólica, iniciativa que, integrada em “Maio, Mês do Coração”, com o apoio e colaboração da Unidade de Saúde do Alviela e dos Bombeiros Voluntários de Pernes.

Esta iniciativa tem por objectivo sensibilizar a População da Freguesia para a necessidade do exercício físico e do controlo dos factores de risco.

Participe! Traga a sua Família! Mexa-se pela sua Saúde!

O coração, nosso motor

Todas as células do organismo precisam de oxigénio e alimento para funcionarem.

O veículo de transporte que faz chegar estas e outras substâncias às células é o sangue.

O sangue é produzido na medula e oxigenado pelos pulmões; viaja continuamente através de uma complexa rede de artérias e vasos sanguíneos que o fazem chegar a todas as partes do corpo.

O coração funciona como motor de todo este sistema, bombeando o sangue e as substâncias que este transporta, através das veias e das artérias.


Principais factores de desgaste para o coração

O coração tem assim uma grande capacidade de se adaptar aos diferentes estados emocionais e físicos pelos quais passamos. No entanto, como todas as “máquinas”, sofre um desgaste de acordo com as situações a que é sujeito.

O stress, o tabaco, o colesterol, a hipertensão ou a obesidade são alguns dos mais importantes factores de desgaste para o coração e, como tal, representam uma maior risco de doença cardíaca.



Voltar