Subscreva a nossa Newsletter:





 
 

3º PASSEIO DE VERÃO FOI UM SUCESSO



FIGUEIRA DA FOZ E COIMBRA

NATUREZA, AMBIENTE E CULTURA

Com um esplendoroso dia na despedida do verão, decorreu em excelente forma o 3º Passeio, organizado pela Junta de Freguesia, à Figueira da Foz e a Coimbra. A partida de Pernes verificou-se cerca das 07H30, tendo Salomé Vieira, Presidente da Junta, feito a saudação inicial, com uma paragem na Área de Serviço de Pombal, e chegada à Figueira da Foz, às 10 horas. Fizeram-se visitas, ao Mercado Municipal, Jardim, ao coração do núcleo histórico, com passagem pelo Casino, até ao Picadeiro, donde se avista toda a Praia do Relógio, descida à Marginal e passeio até ao Forte de Santa Catarina. Fez-se uma pequena paragem em Buarcos, mesmo pertinho do mar, e subiu-se à bonita e frondosa Serra da Boa Viagem, onde decorreu o almoço, não sem antes se ter desfrutado da deslumbrante vista do Miradouro, entre serra e mar: no Parque de Merendas, para a maioria, os restantes foram ao restaurante nas imediações. O café foi tomado na sossegada praia de Quiaios.

Depois de uma manhã, dedicada à natureza e ao ambiente, a tarde foi dedicada à cidade de Coimbra e ao seu património cultural. Percorreu-se a rua da Sofia, a principal artéria da cidade histórica, desde o Largo da Portagem até à Igreja de Santa Cruz/Panteão Nacional, para uma visita aos túmulos de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I. Seguiu-se para a Universidade, já em grande efervescência com a chega de muitos “caloiros”, tendo-se efectuado todo o percurso: Porta Férrea, Sala dos Capelos, Sala do Exame Privado, Sala dos Archeiros, Gerais, Capela de S. Miguel e Biblioteca Joanina.

Depois, passagem pelos Arcos, Jardim Botânico e Penedo da Saudade. Atravessada a nova ponte, iniciou-se o regresso a Pernes, não sem antes se ter feito uma paragem na Área de Serviço de Pombal, para o lanche final. 

Prestes a chegar a casa, tendo a generalidade dos participantes manifestado o seu contentamento e satisfação, a Presidente da Junta de Freguesia, Salomé Vieira, usou da palavra, para agradecer a presença de todos e exortar à participação, em prol da Freguesia.

Recorde-se que a Junta de Freguesia, este ano, já tinha organizado 2 Passeios de Verão: em 14 de Julho, a Mafra, Ericeira, Sintra, Guincho/Cascais; em 17 de Agosto, a São Pedro do Sul e Viseu. No 2º Passeio, 50% dos participantes não tinham ido no 1º, e, neste, 50% dos participantes era a primeira vez que o fazia.



Voltar