Subscreva a nossa Newsletter:





 
 

PONTO DE SITUAÇÃO DAS OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DO MOUCHÃO - ARH E CÂMARA REUNIRAM EM PERNES

Por proposta da Junta de Freguesia, reuniram, ontem, em Pernes, a ARH, dona da obra em curso no Mouchão, representada pelos Srs. Engºs. Laia Fernandes e Abílio Valente, e a Câmara Municipal de Santarém, representada pelos Srs. Vereadores, Ricardo Gonçalves e João Leite, acompanhados pelos técnicos, Arqº. Pedro Gouveia e Engª. Laura Guerra, para fazerem o ponto de situação de toda a requalificação do local.

Na presença do Executivo da Junta de Freguesia, a Presidente, Salomé Vieira, agradeceu as presenças, deu as boas vindas, reafirmou o interesse e importância da obra, e definiu os objectivos da reunião: por um lado, saber da ARH o que está a ser feito, como está a ser feito, e os prazos, para o efeito; da parte da Câmara, a interligação do projecto de requalificação do interior do próprio Parque, incluindo o desbaste dos plátanos existentes, e do projecto do edifício, que não devem demorar muito em relação ao terminus das obras em curso.

A reconstrução da muralha, que ruiu na noite de 28 de Dezembro, a nova ponte pedonal, as levadas das margens direita e esquerda, a segurança das traseiras do edifício, a limpeza do rio, a reposição do que foi destruído, o futuro aumento do caudal do Alviela, entre outros assuntos, foram tema de interrogação, debate e clarificação.

Tal como foram adiantadas algumas ideias, em relação ao Parque e á requalificação do edifício, para apoio ao turismo e lazer, em integração com a obra final da Cascata e envolventes.

Após a reunião no Salão de Sessões da Junta de Freguesia, todos se dirigiram para o local, tendo sido feita uma paragem na ponte romana, para observar o perfil e perspectiva dos trabalhos (a partir dessa altura, ao grupo juntou-se Guilherme Isidro, eleito da Assembleia de Freguesia).

Estando a obra em curso a entrar na sua fase final, os seus acabamentos vão depender das condições metereológicas, considerando a experiência negativa da invernia anterior, pelo que é de considerar e admitir que os mesmos possam ser interrompidos, para serem retomados na próxima primavera, para conclusão final.


A visita ao local, teve o acompanhamento dos técnicos das empresas de construção e de fiscalização da obra, que prestaram alguns esclarecimentos.



Voltar