Subscreva a nossa Newsletter:





 
 

COMUNICADO - POSTO MÉDICO

Informamos toda a População da Freguesia de Pernes que o processo administrativo para a Construção do Novo Posto Médico (USF - Unidade de Saúde Familiar do Alviela), na Rua Oriol Pena (Antigo Terreno do Albergue), que envolve uma parceria, por proposta da Junta de Freguesia de Pernes, entre o Estado, a Câmara Municipal de Santarém e a Junta de Freguesia, está com os projectos em fase de finalização para que sejam aprovados em Sessão de Câmara de 02/03/2009, para posteriormente serem presentes em Assembleia de Freguesia, com vista a colocar a obra em concurso.   

Quanto às Instalações Provisórias, fomos surpreendidos com a posição recente da Administração Regional de Saúde, ao alterar de forma inqualificável, os compromissos que tinha para com a População de Pernes, em particular, e de todos os utentes desta Unidade de Saúde em geral, indo contra os pareceres do Governo Civil de Santarém, Câmara Municipal de Santarém e Junta de Freguesia de Pernes.

Em reunião, de 25 de Julho de 2008, com a Junta de Freguesia de Pernes, a convite do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, em Lisboa, com a presença de todo o Executivo da Autarquia, Técnicos da ARS, Director do Centro de Saúde de Santarém e a Coordenadora da USF do Alviela, Dr.ª Isabel Costa, ficou deliberado que as instalações provisórias teriam que ficar no Centro da Vila de Pernes, num espaço que a Junta encontrasse ou, em alternativa, numa estrutura pré-fabricada, até à conclusão do Novo Posto Médico.   

Dado que o Centro da Vila não dispõe de edifícios com as condições necessárias ao funcionamento da USF, e após parecer de diversos técnicos que se deslocaram ao edifício da Junta de Freguesia, mais conhecido por “Casa da Balança”, e que apontaram para a inviabilidade da sua recuperação e adaptação, deliberamos efectuar o projecto para a demolição do edifício, e consequente instalação dos pré-fabricados.   

Os serviços técnicos da ARS, efectuaram o projecto para a implantação dos pré-fabricados, com o respectivo parecer e alterações sugeridas pela Dr.ª Isabel Costa, para que em 28 de Fevereiro de 2009, pudesse estar em funcionamento.   

A Junta de Freguesia pensou que estava a trabalhar com Pessoas Sérias, dado que representam Entidades de Bem.   

No entanto, em 04 de Fevereiro de 2009, fomos surpreendidos numa reunião em Lisboa na Administração Regional de Saúde, após esta Junta de Freguesia ter solicitado por escrito, telefónica e pessoalmente esta reunião desde 08/09/2008 sem qualquer resposta até esta data, para análise da solução provisória que, com este novo Presidente do Conselho Directivo, Dr. Rui Portugal, nada estava decidido, todo o trabalho conjunto era ignorado, pois teria que ouvir os Médicos da USF de Pernes.

A Junta lembrou que tudo estava decidido e em função das necessidades e interesse da População, nomeadamente dos doentes, principais interessados na localização deste equipamento, pela sua debilidade física e tendo em atenção também as preocupações dos mais Idosos.   

Iremos continuar a pugnar para que os interesses das Populações não sejam sobrepostos a outros interesses de qualquer natureza, pelo que não damos por encerrado este processo.   

Trabalharemos em prol das Populações, sem qualquer objectivo pessoal ou financeiro.   

A População poderá consultar todo o processo, que está exposto na Sede da Junta de Freguesia e manifestar a sua posição através do preenchimento de impresso, também disponível nos Serviços Administrativos e página internet.


Pernes, 18 de Fevereiro de 2009

A Junta de Freguesia de Pernes



Voltar