Subscreva a nossa Newsletter:





 
 

JUNTA DE FREGUESIA DE PERNES - COMUNICADO - ABASTECIMENTO DE ÁGUA 13-05-2009

ABASTECIMENTO DE ÁGUA


13/05/2009


Para esclarecimento da População de Pernes, a Junta de Freguesia informa o seguinte:

1- Desde o dia 9/5/2009 que a Junta de Freguesia acompanha no local, 24 horas por dia, todas as medidas que têm vindo a ser tomadas, quer pela Empresa das Águas, quer pelo Delegado de Saúde que estiveram em Pernes por solicitação do Presidente da Junta de Freguesia.

2- Na noite de Sábado dia 09/05/2009, um membro da Junta de Freguesia foi alertado por 1 habitante, que a água quente apresentava mau cheiro. De imediato foi contactado um Engenheiro responsável das Águas de Santarém, para que fosse verificada a situação, tendo vindo a Pernes o Piquete que não detectou qualquer anomalia.

3- Na manhã de Domingo, dia 10/05/2009, voltaram a Pernes o Piquete de Serviço, acompanhado por um Encarregado das Águas de Santarém, verificaram novamente que a água (fria) que abastecia a população não apresentava problemas. Às das 14.30 Horas deste dia, a Directora Geral e o Director de Operações da Empresa das Águas visitaram várias habitações para que fosse analisada a àgua (quente), que apresentava efectivamente odor.

4- De imediato, foi efectuada uma fiscalização à rede, para se detectar a origem dos maus cheiros na água quente, concluindo-se da “infiltração na caixa de um dos furos, provocado por entupimento do sistema pluvial”. A Junta de Freguesia recebe periodicamente os resultados das análises que frequentemente são feitas à água, em diversos locais da rede de abastecimento e os valores têm sido correctos. O furo afectado foi desligado, estando ainda nesta data inactivo. Os outros dois furos que a estação elevatória possui, não apresentam qualquer problema.

5- Na 2ª feira dia 11/05/2009, foi lavado todo o sistema com cloro (depósitos, reservatórios e a própria rede), e foi posto a funcionar o abastecimento com os dois furos que estavam em condições.

6- Na 4ª feira dia 13/05/2009, todas as zonas cobertas pela rede de Pernes, estavam a distribuir água em condições de consumo, apesar de se notar alguma intensidade de cloro pelas limpezas efectuadas e como precaução para a situação ocorrida durante o fim de semana. No entanto, aumentaram os casos de mau estar, cólicas e diarreias. Esta situação poderá ter tido origem na ingestão de água, durante o fim de semana ou, numa menor probabilidade, pelo excesso de cloro. Tendo sido entendido pela Empresa das Águas, Delegado de Saúde e Junta de Freguesia, para tranquilizar a População, cortar de novo o abastecimento até que os valores estejam regularizados.

7- Neste momento aguarda-se o resultado das análises solicitadas e o furo com problemas de infiltração contínua desactivado.

8- Finalmente, toda a população de Pernes tem o abastecimento de água garantido, com a colaboração dos Bombeiros de Pernes.

9- O Executivo agradece a compreensão da população para os inconvenientes causados por este problema e garante que irá colaborar com a Câmara Municipal de Santarém e a Empresa das Águas de Santarém no apuramento das responsabilidades desta situação, conduzida em 2003 pelos Serviços Municipalizados e pela Câmara Municipal de Santarém.

Pernes, 13 de Maio de 2009
A Junta de Freguesia de Pernes



Voltar