Subscreva a nossa Newsletter:





 
 

PRESIDENTE DA JUNTA DE PERNES FEZ INTERVENÇÃO NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SANTARÉM

Na passada 6ª feira, Salomé Vieira, Presidente da Junta de Freguesia de Pernes fez uma intervenção sobre o Dia Internacional da Mulher, no período antes da ordem do dia (PAOD), na Assembleia Municipal de Santarém, saudando na pessoa das eleitas naquele órgão todas as mulheres do concelho de Santarém.

A propósito dessa Comemoração, a 8 de Março, a Junta de Freguesia vai fazer a divulgação pública do seguinte documento:


MENSAGEM 8 DE MARÇO / DIA INTERNACIONAL DA MULHER
 
Depois de um centenário processo de luta e proclamação, desde 1975, em que foi adoptado pelas Nações Unidas, o mundo comemora, a 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher.

Todos os cidadãos devem partilhar da comemoração, reflectindo sobre o percurso histórico do processo de emancipação da Mulher, que muitas culturas têm escravizado, impedido e limitado, ao longo de séculos.              

Portugal tem hoje das mais avançadas legislações sobre os direitos das Mulheres, embora todos saibamos que a grande questão é a sua aplicação prática, porque as discriminações continuam, em casa e no trabalho, como também continua a violência doméstica. Muito se andou, é facto, a condição das Mulheres era diferente no tempo dos nossos avós e pais, muito caminho há para andar, mas todos – Homens e Mulheres, lado a lado – temos que dar o nosso contributo para o avanço da consciencialização e a transformação das mentalidades.               

Em Pernes, depois do “25 DE ABRIL” de 1974, no plano político, e sem precisar de “quotas”, foi sempre significativa a participação das Mulheres nos Órgãos Autárquicos, apesar da sua condição de mães, donas de casa ou trabalhadoras. Neste Mandato, e pela 1ª vez, uma Mulher preside aos destinos da Autarquia Local, estando 3 Mulheres eleitas na Assembleia de Freguesia.               

Por isso, muito especialmente, neste Dia 8 de Março, quero saudar de forma calorosa todas as Mulheres da Freguesia de Pernes, sem qualquer excepção, e dizer-lhes que contamos com todas elas, com a sua sensibilidade e sentido afectivo de ver as coisas e o mundo, para construir uma Freguesia diferente e melhor, onde todos possamos ser mais felizes.


Pernes, 1 de Março de 2010

A PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE PERNES

Salomé Gonçalves Vieira



Voltar