Subscreva a nossa Newsletter:





 
 

COMUNICADO N 5 / 2010 - CONTRIBUIR PARA A LIMPEZA DA FREGUESIA É TAMBÉM DEFENDER O AMBIENTE

É tarefa de todos contribuir para a limpeza da Freguesia e para a defesa do Ambiente.

A começar pelo espaço público, a rua, que é a casa de todos, que devemos manter limpa.

É esta a 1ª recomendação, que a Junta deixa á atenção da População da Freguesia:

Não deitar lixo para o chão nem o depositar de qualquer maneira em qualquer parte. A 2ª recomendação, é a necessidade de deitar nos contentores os resíduos domésticos em sacos fechados.

O lixo a granel suja os contentores, o que origina maus cheiros e uma série de parasitas que são inconvenientes para a saúde pública.

O simples gesto de depositar todos os resíduos nos contentores em sacos fechados, incluindo os “verdes”, cortes de árvores e jardins, é um contributo importante para a higiene pública.

A 3ª recomendação, tem a ver com a separação dos lixos em casa e a sua deposição nos ECOPONTOS: o vidro para o VIDRÃO (verde), o papel e o cartão, para o PAPELÃO (azul), as embalagens, para o EMBALÃO (amarelo), e as pilhas para o PILHÃO (vermelho).

A Freguesia só tem 3 ECOPONTOS, um rácio de 1 para 500 habitantes, manifestamente insuficiente.

Em breve, iremos ter mais 10 ECOPONTOS, um rácio de 1 para 150 habitantes, cuja localização já está assinalada e vai alterar completamente o hábito da separação. A esta matéria, voltaremos na altura própria.

A Junta de Freguesia agradece o contributo de todos para, com gestos simples, melhorar a limpeza que é uma forma de defender o Ambiente.


Pernes, 10 de Março de 2010

A Presidente da Junta de Freguesia

(Salomé Gonçalves Vieira)



Voltar